Uma visão compartilhada não é uma idéia. (…)
It is a force in people hearts, a force of impressive power.
Você pode ser inspirado por uma idéia, mas se é tão convincente como para obter o apoio de mais de uma pessoa, deixa de ser uma abstração. É palpável. As pessoas começam a ver como existia. Poucas forças humanas são tão poderosas quanto uma visão compartilhada “Peter Senge”.
Uma visão compartilhada é uma fonte ilimitada de inspiração e produtividade através do desenvolvimento da capacidade de cada membro para criar uma visão pessoal com forte significado de vida e trabalho.
Todas as visões pessoais estão alimentando a grande visão da organização tornando-a uma entidade viva em constante mudança, onde todos sentem uma forte conexão que leva a dar tudo para torná-la realidade.
Uma equipe que compartilha uma visão consegue trabalhar em sincronia, apoiando uns aos outros e assumindo a responsabilidade pelo desempenho daqueles que estão ao seu redor. Isso gera organização e indivíduos um círculo virtuoso de alto desempenho e um alto senso de compromisso.
Possíveis respostas de membros com uma visão:
- Compromisso: Queremos a visão. Queremos a visão. Concretize o sucesso. Vamos criar as leis e estruturas necessárias.
- Enlistment genuíno: Nós queremos a visão. Faremos o que for possível dentro das leis estabelecidas.
- Alistamento: Vemos os benefícios da visão. Fazemos tudo o que se espera e mais. Nós seguimos a lei à letra, “soldado bom bonito”.
- Formal Abidance: Vemos os benefícios da visão; Nós faremos o que é esperado, “bom soldado”.
- Abidância relutante: Não vemos os benefícios da visão, mas não queremos ser demitidos. Fazemos quase tudo o que se espera de nós, porque não há escolha, mas entendemos que não fazemos parte dela.
- Desobediência: Não vemos os benefícios da visão e não fazemos o que se espera.
- Apatia: Nós não somos nem para nem contra a visão. Nós não expressamos energia ou interesse. Já é hora de ir embora?
A visão compartilhada é o que permite que os membros da organização, ser claro para o que e por que o esforço que eles fazem. Para isso devemos preparar as mentes (a alta gerência é onde as resistências mais sutis são dadas) e fixar claramente as responsabilidades de cada membro, a fim de dar passos significativos com antecedência para o futuro comum desejado.
Que efeitos podem ser esperados:
- The shared vision elevates personal aspirations.
- Geração de “uma faísca” que é a força que supera os obstáculos das conquistas desejadas.
- Definição de um objetivo comum, que abrigue as aspirações e ações específicas de cada membro.
- Em momentos críticos ou depressivos, a visão compartilhada ajuda a mantê-lo no caminho certo (Como um farol).
- Espaços de comunicação abertos que alimentem a visão, idéias e preocupações que todos têm sobre a visão e perspectivas para produzir mentalidades inovadoras ou pelo menos diferentes.
- Finalmente, a partilha de uma visão implica um compromisso a mais longo prazo. Isso só ocorre por convicção pessoal para assumir como sua própria a visão da empresa, uma vez que a experiência sugere que dificilmente uma visão de compromisso de longo prazo sobre se este “deve” ser assumido alcançado.
Fontes:
A quinta disciplina Peter Senge
Como transformar sua equipe ou empresa em uma organização inteligente Guadalupe Mata
Visão Compartilhada – Parte da Rede do Departamento Institucional. Escritório Scout Mundial