Geração em TRANSE ?

Habitualmente meus temas têm como destino as corporações e seus principais executivos. No entanto, tenho sido tão frequentemente abordado pelos mesmos em relação ás suas preocupações com a carreira dos filhos que eu decidi dedicar este artigo aos jovens.  

As questões apresentados são basicamente as mesmas: como conseguir uma vaga de estagiário, estudar ou não no exterior, fazer um MBA agora ou esperar um pouco, melhor começar na empresa da família, ou adquirir alguma experiência fora primeiro? 

Não estou dizendo que estão errados ao se preocuparem com isto. Eles apenas ilustram o difícil momento pelo qual passa a geração que encontrou o mundo funcionando a uma velocidade supersônica. Como num poema de Augusto de Campos, é uma geração pós-tudo: pós-revolução de costumes, pós-revolução sexual, pós-ditadura, pós- Guerra-Fria, pós-rock’n’roll, pós-Muro de Berlim, pós internet, pós …  

As inseguranças da geração “pós-tudo” podem vir da falta de ideias  

É difícil saber o que é sucesso, porque hoje em dia sair-se bem em alguma coisa frequentemente significa destruir outra: quantos profissionais não deixam a família de lado, por exemplo, para se dar bem no trabalho?  

Isso tudo acontece num momento da História em que há um país a construir. O Brasil ainda tem muitos atrasos e carências. Neste ponto de transição, a geração jovem parece viver num transe, numa espécie de ofuscamento.  

Caríssimos leitores olhem pela janela, para fora de si mesmos e de seus exclusivos projetos pessoais. Vocês não vivem “no mercado”, vocês vivem no Brasil. São cidadãos. Se desejam viver bem – incluindo ganhar bem – pensem nos grandes casos de sucesso: os protagonistas foram pessoas que responderam às necessidades reais da sociedade. Médicos que desenvolveram técnicas inovadoras, engenheiros que se lançaram em empreitadas na infraestrutura de energia e comunicação, empresários que abraçaram sonhos de modernização, ….  

No fundo, trata-se de buscar um sentido para nossas ações e conhecimentos. Permito-me afirmar que é justamente a busca desse sentido que faz os excelentes profissionais. Quem conseguir sair do transe dessa busca frenética poderá ter olhos para enxergar caminhos mais seguros.  

Essa é uma questão que deveria vir antes de uma decisão por um MBA ou de uma procura por uma vaga ou estágio.  

Simon Franco
SIMON FRANCO CORPORATE TALENT
Direitos Reservados

fale conosco

Queremos ouví-los. Poderão se surpreender pela nossa criatividade, pela nossa capacidade de interpretar suas necessidades, pelo nosso respeito pelos seus valores e pela sua cultura corporativa.

Somos fluentes em Português, Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol.

E-mail: adm@simonfranco.com.br

WhatsApp 55 11 981970903