UM DOS FATORES ESSENCIAIS É DESENVOLVER PERMANENTEMENTE – 365 DIAS POR ANO E 366 EM ANOS BI-SEXTOS – A CAPACIDADE DE ENFRENTAR E SUPERAR OBSTÁCULOS, ALIADA A GRANDE RESILIÊNCIA PARA DAR A VOLTA POR CIMA E COMEÇAR DE NOVO QUANTAS VEZES FOR PRECISO.

SE ISTO JÁ NÃO É POUCO, O CAMPEÃO EXPERIENTE TERÁ TAMBÉM DESCOBERTO QUE CHEGAR LÁ NÃO É TAREFA HERÓICA A SER COMPLETADA SOZINHO. É PRECISO JUNTAR MUITAS MÃOS – E PRINCIPALMENTE CABEÇAS – PARA VENCER. DO PATROCINADOR AO FISIOTERAPEUTA, DO TÉCNICO AO NUTRICIONISTA, UMA EQUIPE INTEIRA EM QUE CADA UM DOS MEMBROS ASSUME O PAPEL DE VERDADEIRO CÚMPLICE E ONDE TODOS, ALINHADOS, SE MULTIPLICAM PARA TORNAR POSSÍVEL A CONQUISTA.

COM EMPRESAS NÃO DEVERIA SER DIFERENTE ! MAS É.

NA GUERRA POR MERCADOS, O NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS – COMBINAÇÃO DE MUSCULATURA COM NEURÔNIOS – TAMBÉM DEPENDE DE UMA SÉRIE DE FATORES. NENHUM ISOLADAMENTE MAIS IMPORTANTE DO QUE O ENGAJAMENTO COLETIVO.

SE TODOS SABEMOS DISTO, PORQUE É TÃO DIFÍCIL CONSEGUIR O ENGAJAMENTO COLETIVO NO AMBIENTE CORPORATIVO ?

VEJAMOS:

  1. NO CASO DO ATLETA, TODOS ESTÃO PROFUNDAMENTE IMBUÍDOS DA CONVICÇÃO DE QUE A VITÓRIA É DE CADA UM E DE TODOS E NÃO APENAS DO ATLETA. PODER-SE-IA DIZER, SEM VACILAR, QUE O OBJETIVO A ALCANÇAR, MAIS DO QUE UMA META, SE TORNA UM PROPÓSITO E PROPÓSITO É ALGO ÍNTIMO, INTRANSFERÍVEL, É COMO CRENÇA. É INFINITAMENTE MAIS FORTE QUE META. SE EXPRESSA COMO UMA FORÇA QUE VEM DE DENTRO PARA FORA.
  1. NO AMBIENTE CORPORATIVO AS COISAS NÃO SÃO ASSIM. AS PESSOAS SE ENCONTRAM EMBAIXO DE UM MESMO TETO POR MERA CASUALIDADE. SEUS OBJETIVOS MAIORES SÃO PESSOAIS, EGOCENTRADOS, SECRETOS. COMPARTILHAR é UMA OBRIGAÇÃO, NÃO UM ATO VOLUNTÁRIO. OS COLEGA INTERNOS TENDEM A SER CONCORRENTES, NÃO PARCEIROS. AS METAS SÃO DITADAS DE FORA PARA DENTRO. NÃO SE TORNAM PROPÓSITOS. NEM MESMO QUANDO A MEDALHA TEM O FORMATO DE UM POLPUDO BÔNUS !

Thiago por favor juntar com o texto de continuação que está embaixo. Eu não consegui juntar

PARA TENTAR ENTENDER E AGIR TALVEZ DEVAMOS VOLTAR AO COMEÇO, À SIMPLICIDADE E RECONHECER QUE:

  1. Todas as organizações têm duas necessidades fundamentais: máximo desempenho no presente e sustentabilidade para máximo desempenho no futuro
  2. Já os liderados, qualquer que seja o tipo de grupo a que pertençam, têm três necessidades básicas comuns:
  3. a) direção – para saber para onde ir
  4. b) motivação – que justifique o trabalho que deve ser feito e
  5. c) orientação – para saber se estão ou não em sintonia com o grupo e na direção certa, além de permitir saber que medidas podem tomar para alterar a situação.

AO LÍDER CABE ATENDER A ESTAS TRÊS NECESSIDADES DE SEUS LIDERADOS, MELHORANDO O DESEMPENHO DELES ATRAVES DE DUAS ESTRATÉGIAS BÁSICAS:

  1. a) aproveitando as condições existentes para extrair delas as possibilidades máximas para obter desempenho e
  2. b) alterando as condições existentes no que for preciso para inspirar seus liderados, fazendo-os participar; estimulando e valorizando a sua capacidade de pensar, de ter opinião; sabendo ouvi-los; dando-lhes e estimulando-os a lhe darem feedback; sabendo quando reconhecer e recompensar

EXERCENDO O VERDADEIRO E DIFÍCIL PAPEL DE EXEMPLO QUE A LIDERANÇA EFETIVAMENTE EXIGE CONSTITUIRÁ UM BOM COMEÇO PARA TRANSFORMAR OS COMANDADOS EM CÚMPLICES E PLANTAR NELES AS PRIMEIRAS SEMENTES PARA FORMAÇÃO DE EQUIPES DE ALTO DESEMPEHNO

PARAFRASEANDO MEU ESTIMADO PROFESSOR E PALESTRANTE PEDRO MANDELLI: “PARA SER PARTE DE UM MESMO EXERCITO NÃO BASTA VESTIR A MESMA FARDA. É PRECISO SUJÁ-LA E, QUANDO NECESSÁRIO, IR PARA A MESMA GUERRA JUNTOS !

Simon Franco
SIMON FRANCO CORPORATE TALENT
Direitos Reservados

fale conosco

Queremos ouví-los. Poderão se surpreender pela nossa criatividade, pela nossa capacidade de interpretar suas necessidades, pelo nosso respeito pelos seus valores e pela sua cultura corporativa.

Somos fluentes em Português, Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol.

E-mail: adm@simonfranco.com.br

WhatsApp 55 11 981970903