Chefes memoráveis

Simon

Sempre acreditei que chefe bom de verdade é aquele que inspira e motiva com palavras, ações e, principalmente, com o próprio exemplo. Uma reportagem listando características de “chefes memoráveis” chamou minha atenção. Afinal, motivação, incentivo e bons exemplos no trabalho e na vida são essenciais para o progresso pessoal e financeiro de qualquer um – mais ainda em momentos de insegurança. Compartilho aqui a lista, elaborada pelo World Economic Forum, para inspirar lideranças de qualidade nesse mundo tão carente de bons exemplos:

Acreditam no inacreditável – Chefes memoráveis não apenas acreditam, mas mostram o que fazer e participam do processo, ajudando e orientando de perto.

Veem oportunidade na instabilidade e na incerteza – Eles não esperam a crise passar, mas, ao contrário, aproveitam o momento para fazer mudanças e buscar melhores resultados. Reorganizam para tranquilizar e motivar.

Deixam as emoções de lado – Bons chefes são humanos, mas são profissionais. Demonstram entusiasmo e elogiam quando as coisas vão bem, mas não escondem – por dó ou pena – o descontentamento quando algo dá errado. São claros e sinceros.

Protegem os funcionários – Em vez de “entregar a cabeça” de alguém que falhou, esse tipo de chefe protege o subordinado. Pode até levar a bronca por ele. Depois, transmite a insatisfação ao responsável e procura ajudá-lo a consertar e melhorar.

Já fizeram, mas continuam fazendo – Não importa o que já fez, o chefe memorável nunca se considera bom demais para não ter que arregaçar as mangas e fazer o que precisa ser feito. Nenhuma tarefa é considerada pequena ou chata.

Assumem riscos – Em vez de se preocupar em chamar a atenção por sua forma de vestir ou falar, esse chefe se destaca por tomar decisões improváveis e apostar em projetos arriscados. É um líder com visão, ousadia e coragem.  

Lideram pela permissão, não pela autoridade – Os subordinados querem ter aquele chefe e são motivados pela pessoa, não pelo título. Com suas ações e palavras, esse líder leva o funcionário a trabalhar COM o chefe e não PARA o chefe.

Abraçam um propósito maior – Esse líder sabe que alcançar os objetivos da empresa é primordial, mas trabalha também para desenvolver a carreira dos funcionários e fomentar a autoestima e a felicidade profissional de cada um.

 

Que tenhamos – e sejamos todos – chefes memoráveis!

Um abraço,

 

Simon M. Franco,
CEO Simon Franco Corporate Talent
Palestrante com “um jeito diferente de pensar”
Executive Search, Corporate Performance, Sucessão Familiar
simon.franco@simonfranco.com.br