Algumas coisas não podiam morrer

Simon

Por força do hábito de tanto em tanto faço uma limpeza nas minhas coisas para dispensar tudo aquilo que já não tem utilidade. Esta semana, revirando papeis, documentos e quinquilharia, encontrei uma preciosidade: um cartão plastificado assinado pelo Comandante Rolim Adolfo Amaro, aquela figura carismática que marcou época criando uma companhia aérea a partir de uma carreira iniciada como piloto. …

Cadê os líderes?

Simon

No âmbito corporativo observo quanto está difícil obter os resultados desejados apesar dos esforços. As palavras são pouco para expressar o atual estado de ânimo – talvez melhor dizendo “de desânimo”. Como lidar com isso? Com menos discurso e mais ação. Menos medo e mais ousadia. Menos hipóteses e mais atos. Menos cortes e mais sinergia. Menos discrição e mais …

Líder ou chefe?

Simon

Segundo nosso respeitadíssimo Aurélio, “líder é quem guia ou chefia” e “chefe é aquele que exerce autoridade, dirige, governa.” Quase sinônimos. Consultando o igualmente conceituado Dicionário Internacional Webster leio que “líder é quem detém o poder de comandar e de influenciar” …  e chefe recebe quase a mesma descrição. Na definição dos dicionários tanto chefe quanto líder se confundem numa …

Chefes memoráveis

Simon

Sempre acreditei que chefe bom de verdade é aquele que inspira e motiva com palavras, ações e, principalmente, com o próprio exemplo. Uma reportagem listando características de “chefes memoráveis” chamou minha atenção. Afinal, motivação, incentivo e bons exemplos no trabalho e na vida são essenciais para o progresso pessoal e financeiro de qualquer um – mais ainda em momentos de …

Cuidado com os canibais

Simon

Depois de um extensivo processo de recrutamento com entrevistas, testes, dinâmicas, referências, uma grande empresa contratou um grupo de canibais. “Agora vocês fazem parte de uma grande equipe”, disse o diretor de RH, durante a cerimônia de boas vindas. “Vocês vão desfrutar de todos os benefícios da empresa. Podem, por exemplo, ir à nossa lanchonete quando quiserem comer alguma coisa. …

Cultura é coisa muito séria

Simon

Num trabalho que realizei para um empresa do sul do país encontrei uma situação que está se tornando cada vez mais comum. Me deparei com um profissional com excelente qualificação técnica, grande experiência e um profundo senso de responsabilidade. Em sua ficha constava também que ele estava havia algum tempo na organização. Acontece que aquele profissional nunca tinha passado do …

Empresa não é família

Simon

Ninguém questiona que um ambiente agradável e “humano” é fundamental para o bom desempenho de nossas atividades profissionais. Com a crescente horizontalidade das organizações, isto é, a diminuição de níveis hierárquicos e portanto de chefes, e a necessidade de trabalho em equipe, as relações humanas tendem a ser cada vez mais importantes no mundo do trabalho. A hierarquia rígida está …

Empresas de excelência: a sua é?

Simon

As empresas que podem ser consideradas “de excelência” são uma absoluta minoria. O que as torna desiguais são, em essência, dois fatores extremamente raros de encontrar: colaboradores engajados e gestores que sabem e praticam a diferença entre FUNÇÃO e PAPEL! O que vemos no mundo real atestado por pesquisas credenciadas é que menos de 30% dos colaboradores estão engajadas! Isso …

Sem tempo para pensar – Isto é grave!

Simon

Quem um médico deveria atender primeiro: um ladrão baleado, um executivo com infarto ou uma criança com queimaduras, todos com igual risco de vida? De forma similar, decisões complexas fazem parte do mundo corporativo e suas consequências, não raro, acabam se refletindo nos resultados! Para agravar o que já é crítico, a escassez de definições externas, de recursos e principalmente …

Pensar fora da caixa que nem existe

Simon

Este é o verdadeiro tamanho do desafio para empresas e pessoas que esperam ser bem-sucedidos, ter um futuro – e não apenas um emprego – a partir de hoje. Vivendo um dia após o outro quase não percebemos as extraordinárias mudanças que estão acontecendo a uma velocidade inconcebível ao nosso redor. Muito além da quarta revolução industrial, da inteligência artificial, …